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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Educação inclusiva: um olhar sobre o professor |
Autor(es): | Adriana Torres Maximo Monteiro |
Primeiro Orientador: | Pura Lucia Oliver Martins |
Primeiro membro da banca : | Maria Teresa Egler Mantoan |
Segundo membro da banca: | Priscila Augusta Lima |
Resumo: | Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva que vem se efetivando em nosso país, este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com deficiência mental, em salas de aula de escolas comuns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e modalidade de observação participante com registro etnográfico, desenvolvida em onze salas de aula nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental, de nove escolas distribuídas em Belo Horizonte e Contagem. Dessas, apenas uma pertence à rede privada de ensino de Belo Horizonte. Tomei como base teórica a perspectiva de educação como espaço do exercício da práxis social, sendo a prática entendida como fonte de saberes. O estudo mostrou que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Entretanto a docência pode trazer grandes contribuições nesse processo, criando, na prática, possibilidades de oferecer uma educação igual para todos. |
Assunto: | Educação Educação e Estado Educação Aspectos sociais Educação inclusiva |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H |
Data do documento: | 18-Dez-2003 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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