Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Educação inclusiva: um olhar sobre o professor
Autor(es): Adriana Torres Maximo Monteiro
Primeiro Orientador: Pura Lucia Oliver Martins
Primeiro membro da banca : Maria Teresa Egler Mantoan
Segundo membro da banca: Priscila Augusta Lima
Resumo: Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva que vem se efetivando em nosso país, este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com deficiência mental, em salas de aula de escolas comuns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e modalidade de observação participante com registro etnográfico, desenvolvida em onze salas de aula nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental, de nove escolas distribuídas em Belo Horizonte e Contagem. Dessas, apenas uma pertence à rede privada de ensino de Belo Horizonte. Tomei como base teórica a perspectiva de educação como espaço do exercício da práxis social, sendo a prática entendida como fonte de saberes. O estudo mostrou que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Entretanto a docência pode trazer grandes contribuições nesse processo, criando, na prática, possibilidades de oferecer uma educação igual para todos.
Assunto: Educação
Educação e Estado  
Educação Aspectos sociais   
Educação inclusiva  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Data do documento: 18-Dez-2003
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000517.pdf815.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.