Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
Authors: Joao Batista de Mendonca Filho
First Advisor: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
First Referee: Cynthia Greive Veiga
Second Referee: Celio Garcia
Abstract: Este trabalho sobre a transmissão é uma tentativa de dizer das possibilidades de pensar o acontecimento da transmissão do conhecimento por meio de uma referência que tem sido pouco comum na Educação. Juntamente com outros trabalhos, este visa marcar que, pelo contraste com um campo habitado essencialmente pela diferença ao educar, é viável encontrar uma contribuição que possa apontar para a necessidade de serem inventadas novas estratégias que conduzam para além da repetição de uma única pergunta: como ensinar a ensinar? É por isso que esta dissertação se inicia pelos apontamentos não apenas no sentido de registrar as idéias que circulam sobre o acontecimento da transmissão, mas também no de dar uma direção que permita pensar as causas e os efeitos dessas idéias, indicando que existe toda uma obra na educação a ser executada, a partir do momento em que os educadores também levem às últimas conseqüências o bon mot do educar como profissão impossível.
Subject: Psicanálise e educação
Educação
Psicologia educacional
Professores Formação  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
Issue Date: 11-Oct-1996
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000257.pdf517.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.