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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | No caderno da criança, o retrato da escola |
Autor(es): | Vitoria Libia Barreto de Faria |
Primeiro Orientador: | Lea Pinheiro Paixao |
Primeiro membro da banca : | Oder Jose dos Santos |
Segundo membro da banca: | Sônia Kramer |
Resumo: | O estudo procura retratar a realidade escolar da criança de 1a.série, a partir da análise de seus cadernos. Para isso, foram analisados todos os cadernos utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1a.série do 1º grau, em escolas da rede pública de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Além desse procedimento, foram também feitas entrevistas com crianças, professoras e especialistas, no sentido de melhor explicitar o significado do que ia sendo "ligado" nos cadernos. A análise possiblitou a apreensão de duas realidades distintas que coexistem hoje na escola pública:uma, que nos aponta para seus limites, e outra, que nos faz vislumbrar algumas de suas possibilidades. A dissertação está organizada em quatro partes: Na primeira parte, capítulo I, é feita a apresentação das crianças, através de suas histórias de vida. A segunda parte, capítulos II e III, constitue-se da análise dos limites da escola pública na sua relação com a criança das camadas populares. estes limites são evidenciados na memorização, padronização e descontextualização do trabalho escolar. Na terceira parte, capítulo IV, procura-se demonstrar que, possiblitando a construção de conhecimentos pela criança, pela criança, percebendo a sua singularidade/pluralidade e desenvolvendo um trabalho pedagógico contextualizado, a escola pode, efetivamente, contribuir para a construção de um projeto político/pedagógico vinvulado aos interesses das camadas populares. Na quarta parte, capitulo V, são feitas interconexões entre as questões retratadas no caderno e o papel da escola numa sociedade de classes. |
Assunto: | Educação Pesquisa educacional Educação de crianças Educação e Estado |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA |
Data do documento: | 2-Dez-1988 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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