Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: No caderno da criança, o retrato da escola
Autor(es): Vitoria Libia Barreto de Faria
Primeiro Orientador: Lea Pinheiro Paixao
Primeiro membro da banca : Oder Jose dos Santos
Segundo membro da banca: Sônia Kramer
Resumo: O estudo procura retratar a realidade escolar da criança de 1a.série, a partir da análise de seus cadernos. Para isso, foram analisados todos os cadernos utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1a.série do 1º grau, em escolas da rede pública de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Além desse procedimento, foram também feitas entrevistas com crianças, professoras e especialistas, no sentido de melhor explicitar o significado do que ia sendo "ligado" nos cadernos. A análise possiblitou a apreensão de duas realidades distintas que coexistem hoje na escola pública:uma, que nos aponta para seus limites, e outra, que nos faz vislumbrar algumas de suas possibilidades. A dissertação está organizada em quatro partes: Na primeira parte, capítulo I, é feita a apresentação das crianças, através de suas histórias de vida. A segunda parte, capítulos II e III, constitue-se da análise dos limites da escola pública na sua relação com a criança das camadas populares. estes limites são evidenciados na memorização, padronização e descontextualização do trabalho escolar. Na terceira parte, capítulo IV, procura-se demonstrar que, possiblitando a construção de conhecimentos pela criança, pela criança, percebendo a sua singularidade/pluralidade e desenvolvendo um trabalho pedagógico contextualizado, a escola pode, efetivamente, contribuir para a construção de um projeto político/pedagógico vinvulado aos interesses das camadas populares. Na quarta parte, capitulo V, são feitas interconexões entre as questões retratadas no caderno e o papel da escola numa sociedade de classes.
Assunto: Educação
Pesquisa educacional
Educação de crianças
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Data do documento: 2-Dez-1988
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000106.pdf25.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.