Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | No caderno da criança, o retrato da escola |
Authors: | Vitoria Libia Barreto de Faria |
First Advisor: | Lea Pinheiro Paixao |
First Referee: | Oder Jose dos Santos |
Second Referee: | Sônia Kramer |
Abstract: | O estudo procura retratar a realidade escolar da criança de 1a.série, a partir da análise de seus cadernos. Para isso, foram analisados todos os cadernos utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1a.série do 1º grau, em escolas da rede pública de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Além desse procedimento, foram também feitas entrevistas com crianças, professoras e especialistas, no sentido de melhor explicitar o significado do que ia sendo "ligado" nos cadernos. A análise possiblitou a apreensão de duas realidades distintas que coexistem hoje na escola pública:uma, que nos aponta para seus limites, e outra, que nos faz vislumbrar algumas de suas possibilidades. A dissertação está organizada em quatro partes: Na primeira parte, capítulo I, é feita a apresentação das crianças, através de suas histórias de vida. A segunda parte, capítulos II e III, constitue-se da análise dos limites da escola pública na sua relação com a criança das camadas populares. estes limites são evidenciados na memorização, padronização e descontextualização do trabalho escolar. Na terceira parte, capítulo IV, procura-se demonstrar que, possiblitando a construção de conhecimentos pela criança, pela criança, percebendo a sua singularidade/pluralidade e desenvolvendo um trabalho pedagógico contextualizado, a escola pode, efetivamente, contribuir para a construção de um projeto político/pedagógico vinvulado aos interesses das camadas populares. Na quarta parte, capitulo V, são feitas interconexões entre as questões retratadas no caderno e o papel da escola numa sociedade de classes. |
Subject: | Educação Pesquisa educacional Educação de crianças Educação e Estado |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA |
Issue Date: | 2-Dec-1988 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000106.pdf | 25.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.