Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lea Pinheiro Paixao | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oder Jose dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sônia Kramer | pt_BR |
dc.creator | Vitoria Libia Barreto de Faria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T15:39:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T15:39:28Z | - |
dc.date.issued | 1988-12-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA | - |
dc.description.resumo | O estudo procura retratar a realidade escolar da criança de 1a.série, a partir da análise de seus cadernos. Para isso, foram analisados todos os cadernos utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1a.série do 1º grau, em escolas da rede pública de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Além desse procedimento, foram também feitas entrevistas com crianças, professoras e especialistas, no sentido de melhor explicitar o significado do que ia sendo "ligado" nos cadernos. A análise possiblitou a apreensão de duas realidades distintas que coexistem hoje na escola pública:uma, que nos aponta para seus limites, e outra, que nos faz vislumbrar algumas de suas possibilidades. A dissertação está organizada em quatro partes: Na primeira parte, capítulo I, é feita a apresentação das crianças, através de suas histórias de vida. A segunda parte, capítulos II e III, constitue-se da análise dos limites da escola pública na sua relação com a criança das camadas populares. estes limites são evidenciados na memorização, padronização e descontextualização do trabalho escolar. Na terceira parte, capítulo IV, procura-se demonstrar que, possiblitando a construção de conhecimentos pela criança, pela criança, percebendo a sua singularidade/pluralidade e desenvolvendo um trabalho pedagógico contextualizado, a escola pode, efetivamente, contribuir para a construção de um projeto político/pedagógico vinvulado aos interesses das camadas populares. Na quarta parte, capitulo V, são feitas interconexões entre as questões retratadas no caderno e o papel da escola numa sociedade de classes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolas da rede pública | pt_BR |
dc.subject | Avaliação dos cadernos | pt_BR |
dc.subject | Realidade escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | No caderno da criança, o retrato da escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000106.pdf | 25.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.