Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lea Pinheiro Paixaopt_BR
dc.contributor.referee1Oder Jose dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Sônia Kramerpt_BR
dc.creatorVitoria Libia Barreto de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:39:28Z-
dc.date.available2019-08-13T15:39:28Z-
dc.date.issued1988-12-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HGKA-
dc.description.resumoO estudo procura retratar a realidade escolar da criança de 1a.série, a partir da análise de seus cadernos. Para isso, foram analisados todos os cadernos utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1a.série do 1º grau, em escolas da rede pública de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Além desse procedimento, foram também feitas entrevistas com crianças, professoras e especialistas, no sentido de melhor explicitar o significado do que ia sendo "ligado" nos cadernos. A análise possiblitou a apreensão de duas realidades distintas que coexistem hoje na escola pública:uma, que nos aponta para seus limites, e outra, que nos faz vislumbrar algumas de suas possibilidades. A dissertação está organizada em quatro partes: Na primeira parte, capítulo I, é feita a apresentação das crianças, através de suas histórias de vida. A segunda parte, capítulos II e III, constitue-se da análise dos limites da escola pública na sua relação com a criança das camadas populares. estes limites são evidenciados na memorização, padronização e descontextualização do trabalho escolar. Na terceira parte, capítulo IV, procura-se demonstrar que, possiblitando a construção de conhecimentos pela criança, pela criança, percebendo a sua singularidade/pluralidade e desenvolvendo um trabalho pedagógico contextualizado, a escola pode, efetivamente, contribuir para a construção de um projeto político/pedagógico vinvulado aos interesses das camadas populares. Na quarta parte, capitulo V, são feitas interconexões entre as questões retratadas no caderno e o papel da escola numa sociedade de classes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas da rede públicapt_BR
dc.subjectAvaliação dos cadernospt_BR
dc.subjectRealidade escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.titleNo caderno da criança, o retrato da escolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000106.pdf25.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.