Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Os bastidores da escola sob a otica da divisão do trabalho |
Authors: | Magda Lucia Chamon |
First Advisor: | Miguel Gonzalez Arroyo |
First Referee: | Iris Barbosa Goulart |
Second Referee: | Rita Amelia Teixeira Vilela |
Abstract: | este trabalho tem por objetivo o estudo, e a análise do processo de organização escolar, submetido nas últimas décadas a transformações sbstantivas, que vêm alterando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação.Essas transformações aparecem sobretudo, através da divisão parcelar do trabalho escolar, que deixa transparecer em seu interior, um trabalho dividido, realizado concomitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas que delimitam a separação das funções de direção e concepção das funções de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico, que caracteriza o parcelamento do trabalho docente a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino-aprendizagem. Com o avançar da pesquisa, sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução. |
Subject: | Professores Aspectos sociais Educação Escolas Organização e administração Reforma do ensino Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N |
Issue Date: | 4-Dec-1987 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000089.pdf | 8.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.