Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os bastidores da escola sob a otica da divisão do trabalho
Autor(es): Magda Lucia Chamon
Primeiro Orientador: Miguel Gonzalez Arroyo
Primeiro membro da banca : Iris Barbosa Goulart
Segundo membro da banca: Rita Amelia Teixeira Vilela
Resumo: este trabalho tem por objetivo o estudo, e a análise do processo de organização escolar, submetido nas últimas décadas a transformações sbstantivas, que vêm alterando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação.Essas transformações aparecem sobretudo, através da divisão parcelar do trabalho escolar, que deixa transparecer em seu interior, um trabalho dividido, realizado concomitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas que delimitam a separação das funções de direção e concepção das funções de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico, que caracteriza o parcelamento do trabalho docente a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino-aprendizagem. Com o avançar da pesquisa, sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução.
Assunto: Professores Aspectos sociais
Educação
Escolas Organização e administração
Reforma do ensino Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Data do documento: 4-Dez-1987
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000089.pdf8.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.