Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Os bastidores da escola sob a otica da divisão do trabalho |
Autor(es): | Magda Lucia Chamon |
primer Tutor: | Miguel Gonzalez Arroyo |
primer miembro del tribunal : | Iris Barbosa Goulart |
Segundo miembro del tribunal: | Rita Amelia Teixeira Vilela |
Resumen: | este trabalho tem por objetivo o estudo, e a análise do processo de organização escolar, submetido nas últimas décadas a transformações sbstantivas, que vêm alterando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação.Essas transformações aparecem sobretudo, através da divisão parcelar do trabalho escolar, que deixa transparecer em seu interior, um trabalho dividido, realizado concomitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas que delimitam a separação das funções de direção e concepção das funções de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico, que caracteriza o parcelamento do trabalho docente a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino-aprendizagem. Com o avançar da pesquisa, sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução. |
Asunto: | Professores Aspectos sociais Educação Escolas Organização e administração Reforma do ensino Aspectos sociais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N |
Fecha del documento: | 4-dic-1987 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1000000089.pdf | 8.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.