Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os bastidores da escola sob a otica da divisão do trabalho
Autor(es): Magda Lucia Chamon
primer Tutor: Miguel Gonzalez Arroyo
primer miembro del tribunal : Iris Barbosa Goulart
Segundo miembro del tribunal: Rita Amelia Teixeira Vilela
Resumen: este trabalho tem por objetivo o estudo, e a análise do processo de organização escolar, submetido nas últimas décadas a transformações sbstantivas, que vêm alterando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação.Essas transformações aparecem sobretudo, através da divisão parcelar do trabalho escolar, que deixa transparecer em seu interior, um trabalho dividido, realizado concomitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas que delimitam a separação das funções de direção e concepção das funções de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico, que caracteriza o parcelamento do trabalho docente a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino-aprendizagem. Com o avançar da pesquisa, sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução.
Asunto: Professores Aspectos sociais
Educação
Escolas Organização e administração
Reforma do ensino Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MK3N
Fecha del documento: 4-dic-1987
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