Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MMW5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Identidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais sobre a relação museu-escola
Authors: Mariana de Queiroz Bertelli
First Advisor: Silvania Sousa Nascimento
First Referee: Celia maria Fernandes Nunes
Second Referee: Sergio Dias Cirino
Abstract: Este trabalho estuda a relação entre museu e escola no âmbito das políticas educacionais. O objetivo da pesquisa foi investigar identidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais do museu e da escola. O discurso do museu foi analisado por meio das micro- políticas educacionais de um museu de ciência de Belo Horizonte, MG. Três propostas curriculares oficiais de abrangência distintas nacional, estadual e municipal representaram o discurso escolar, sendo elas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) do estado de Minas Gerais e as Proposições Curriculares (PC) do município de Belo Horizonte, respectivamente. Foram utilizados apenas os currículos destinados às séries finais do Ensino Fundamental. A coleta de informações contou com a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. O método da Análise de Conteúdo foi utilizado para analisar os discursos textuais dos documentos e da entrevista. Os resultados do estudo indicaram um distanciamento entre propostas curriculares e as políticas museais pesquisadas. Por parte do museu, observa-se uma ênfase em seus aspectos social e educativo, além de uma busca por aproximação com o público, especialmente o escolar. Já as propostas curriculares ignoram a identidade educativa do museu, ressaltando, em sua maioria, a função de complemento à educação escolar e de mero receptor de visitas escolares. Este trabalho contribui para a compreensão de aspectos envolvidos na tensão existente na relação entre museu e escola e para ampliar o debate sobre a institucionalização dessa relação.
Abstract: This paper studies the relationship between museum and school in the context of educational policies. The research aimed to investigate museums identities, images and roles in the institutional discourses of museum and school. Museum discourse was analyzed by educational policies of a science museum in Belo Horizonte, Minas Gerais state. Three different curriculum policies scopes - national, state and municipal - represented the school discourse, named: Parâmetros Curriculares Nacionais for national context, Conteúdos Básicos Comuns from Minas Gerais state and Proposições Curriculares from Belo Horizonte city. We used only the final grades of elementary school curriculum. Datacollection included a documentary research and a semi-structured interview. Content Analysis method was applied to analyze textual documents and interviews discourses. The results indicated inconsistencies between curriculum and museum policies. When considering museum, there was an emphasis on its social and educational aspects, and an effort towards public approachment, especially scholar. Meanwhile, curriculum proposals ignore themuseum educational identity, highlighting, in most cases, just as a complementary function of school education with the role of a mere place for school visits. This work contributes to a better understanding of issues related with the tension relationship between museum and school and also to broaden the debate on the institutionalization of this relationship.
Subject: Museus Aspectos educacionais
Educação
Ensino fundamental
Educação e Estado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MMW5
Issue Date: 2-Jul-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariana_de_q._bertelli___disserta__o_julho_2010.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.