Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MNKQ
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Educação e autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
Authors: | Gildo Scalco |
First Advisor: | Oder Jose dos Santos |
First Referee: | Miguel Gonzalez Arroyo |
Second Referee: | Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno |
Abstract: | este estudo constitui uma análise que "desentoca" a prática educativa de um grupo de trabalhadores da região Industrial de Belo Horizonte/Contagem.Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, onde criam seu espaço educativo especifíco. A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido.Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que aqueles sujeitos buscam nessa experiência resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas. O dia-a-dia da sala-de-aula daqueles trabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade.A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço educativo como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes . Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores. Vale dizer, ainda, que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racionalização da vida se tem curvado frente à "experiência humana", enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores. |
Subject: | Educação para o trabalho Trabalhadores Educação Sociologia educacional Educação Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MNKQ |
Issue Date: | 1-Dec-1987 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000088.pdf | 20.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.