Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso da brincadeira nas aulas de Ciências
Authors: Alessandra Maria Cardoso
First Advisor: Mercy Rodrigues Ligeiro
Abstract: Este trabalho se deu com o objetivo de demonstrar como o ensino de Ciências pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, mais especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Embasando-nos em propostas metodológicas atuais, que procuram fomentar o espírito investigativo por meio da ludicidade, elaboramos uma sequência didática proposta à turma do terceiroano do primeiro ciclo. Nosso objetivo com esse plano de ação era partir das ideias iniciais dos alunos acerca do conhecimento científico, utilizando as brincadeiras para introduzir, trabalhar e retomar os conteúdos de Ciências. A brincadeira como estratégia de ensino nas aulas de Ciências foi o mote central da atividade, por meioda qual buscou-se empregar metodologias que fomentem nos estudantes desta faixa etária, uma curiosidade investigativa, que certamente contribuirá para a formação de alunos mais autônomos, com capacidade analítica, interessados em questionar a realidade a sua volta e instigados a buscar meios para compreendê-la
Subject: Jogos educativos
Ciência Estudo e ensino
Brincadeiras
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG
Issue Date: 25-Sep-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_alessandra_maria_cardoso_machado.pdf836.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.