Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O uso da brincadeira nas aulas de Ciências |
Authors: | Alessandra Maria Cardoso |
First Advisor: | Mercy Rodrigues Ligeiro |
Abstract: | Este trabalho se deu com o objetivo de demonstrar como o ensino de Ciências pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, mais especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Embasando-nos em propostas metodológicas atuais, que procuram fomentar o espírito investigativo por meio da ludicidade, elaboramos uma sequência didática proposta à turma do terceiroano do primeiro ciclo. Nosso objetivo com esse plano de ação era partir das ideias iniciais dos alunos acerca do conhecimento científico, utilizando as brincadeiras para introduzir, trabalhar e retomar os conteúdos de Ciências. A brincadeira como estratégia de ensino nas aulas de Ciências foi o mote central da atividade, por meioda qual buscou-se empregar metodologias que fomentem nos estudantes desta faixa etária, uma curiosidade investigativa, que certamente contribuirá para a formação de alunos mais autônomos, com capacidade analítica, interessados em questionar a realidade a sua volta e instigados a buscar meios para compreendê-la |
Subject: | Jogos educativos Ciência Estudo e ensino Brincadeiras |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG |
Issue Date: | 25-Sep-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_alessandra_maria_cardoso_machado.pdf | 836.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.