Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5LDGVM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas discursivas e construção da participação e da fala em uma turma de alfabetização
Autor(es): Marco Antonio Melo Franco
primer Tutor: Maria Lucia Castanheira
primer miembro del tribunal : Maria da graça Costa Val
Segundo miembro del tribunal: Antonio Augusto Gomes Batista
Tercer miembro del tribunal: Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumen: Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar como foi sendo construído o espaço de participação e de fala dos alunos numa sala de alfabetização. Nesse caso, as reflexões teóricas do trabalho acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino- aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade (Moita Lopes,1998). Para tanto, a análise seguiu a abordagem interpretativista. A escolha dessa metodologia pode ser justificada pelo fato de trabalharmos com a interação em sala de aula e, por esse paradigma, permitir interpretar as relações estabelecidas entre professora e alunos a partir de práticas discursivas desenvolvidas nesse contexto que oportunizam a construção do espaço de participação e de fala dos alunos. Nesse sentido, analisamos as interações discursivas, em aulas de alfabetização, observando em que medida as ações da professora buscaram possibilitar a construção desse espaço. A análise revelou, num primeiro momento, que desde o momento inicial das aulas (primeiros diais) a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala dos alunos e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, foi possível constatar que as ações da docente indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Ela buscou construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram em sala de aula. Num terceiro momento, por meio da observação de atividades de leitura, constatamos que a dinâmica estabelecida durante a realização dessas atividades, no que se refere à participação e à fala, não se difere de outros tantos momentos em sala de aula. Elas se configuram em situações de debates, discussões, falas, argumentações que objetivaram construir o espaço participativo. Por fim, a última etapa da análise revela que, mesmo com dificuldades em conduzir o processo democrático e participativo, a professora persistiu no propósito de fazê-lo. Por meio da elaboração conjunta de um projeto, buscou fazer com que os alunos co-participassem na reelaboração do conceito de participação. O estudo revelou portanto, que as ações da docente indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar e se posicionar, face às diversas situações que emergem no contexto da sala de aula. O conjunto desses elementos é utilizado, pela professora, como constitutivo do processo de alfabetização. Através de suas ações e de práticas discursivas a docente procurou conduzir os alunos à construção do conceito de participação e à compreensão das possibilidades dessa participação em sala de aula.
Abstract: Considering that during the process of learning how to write and read, writing skills are favored over speaking skills - being so, many times the speaking skills are used only as a support tool to the writing skills. This research aims to describe and analyze how the students speaking skills and their interaction in this process are being tapped in the classroom. In this case, the theoretical reflections of this study concerning the learning process of how to read and write present discussions on teaching-learning processes of writing and reading and particularly, on the role given to speaking and interaction in this context. Aspects related to the interaction and speech practices in the classroom were taken into consideration, as fundamental for understanding how participants express themselves, become involved and bring into the classroom their day to day experiences. (Moita Lopes, 1998). Therefore, this analysis has followed the interpretation approach. This choice of methodology can be explained by the fact that we work with interaction in the classroom which, through this paradigm, allows to interpret the relationship established between the teacher and the students from speech practices developed in that context which allows for the construction of students speaking and interaction skills. In this way, we have analyzed the speech interactions in the process of learning how to read and write in the classroom environment, observing to what degree the teachers participation facilitates the construction of such space. At first the analysis showed that, since the first day of class the teacher had tried to encourage students speaking and interaction skills by raising questions and problems, giving importance to speaking and valuing their experiences. In a second moment, it was possible to conclude that her actions indicated the limits and rules for building interaction and speaking in the classroom. She tried to build and to ensure the interaction space making students take sides in the face of different situations that would occur in the classroom. In a third moment, through the observation of reading activities, we noticed that the dynamics established during these activities, concerning interaction and speaking, does not differ from many other moments during classes. They occur during debates, discussions, speaking situations and argumentations that aim to build the interaction space. Finally, the last analysis phase has revealed that the teacher, although facing some difficulties in conducting this democratic and participating process, insisted on her objective. Through a joint-elaboration project, she tried to make the students co-participants in the re-elaboration of the concept of interaction. This study has thus shown that the teachers actions point to a concern on building a space appropriate to the process of learning how to read and write where students can participate, speak and express themselves, in the face of different situations that may occur during classes. The teacher uses this set of elements as constitutive of the reading and writing learning process. Through her actions and speech practices she has tried to lead the students to build the concept of interaction and to understand the interaction possibilities in the classroom.
Asunto: Comunicação na educação
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5LDGVM
Fecha del documento: 20-dic-2002
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.