Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Entrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekind |
Autor(es): | João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva |
primer Tutor: | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges |
primer miembro del tribunal : | Myriam Correa de Araujo Avila |
Segundo miembro del tribunal: | Sergio Alcides Pereira do Amaral |
Tercer miembro del tribunal: | Nabil Araújo de Souza |
Cuarto miembro del tribunal: | Maria Flora Sussekind |
Resumen: | O objetivo desta tese é refletir sobre o uso da repetição como artifício na ficção de Carlos Sussekind. Propomos que há, nessa obra, dois tipos de repetição. A primeira busca ser fiel a seu modelo, e é encarnada sobretudo por Espártaco e seu Diário. A segunda, encarnadasobretudo por Lamartine e seus fingimentos, rivaliza com a primeira, tomando-a como modelo e retroagindo sobre ela. Nesse gesto, o fundamento que permitia que separássemos uma da outra é negado, bem como o de uma série de outras oposições que lhe são correlatas: o verdadeiro e o falso, o fora e o dentro do livro, o diário e o romance, o próprio e o alheio, o eu e o outro, a normalidade e a loucura, o verossímil e o fantástico. Esses dois tipos de repetição são tematizados, por sua vez, por dois tipos de máquinas: umas que registram, outras que põem o registro em movimento. No fim desse processo, nos encontramos diante de duas maneiras de modelar a si e ao mundo, que não diferenciam-se no que diz respeito à sua legitimidade: ambas são igualmente incapazes de repetir um fundamento sólido, bem como de controlar a irrupção de uma realidade refratária a seus fingimentos. Não obstante a ilegitimidade de ambas, permanece uma assimetria na força e na violência com que cada uma delas atua. |
Abstract: | This thesis intends to reflect on the use of repetition as an artifice in the fictional work of Carlos Sussekind. It proposes that two types of repetition are present in his works. The first one seeks fidelity to its model and is embodied by Espártaco and his diary, especially. The second, embodied by Lamartine and his pretenses, competes with the first one by taking it as a model and retroacting upon it. This gesture denies the principle by which these two types could be separated one from the other, as well as a series of other correlated oppositions, such as: true or false, diary and novel, the inside and the outside of a book, the self and the other, normality and madness, verisimilitude and the fantastic. Additionally, these two classes of repetition are thematized by two groups of machines: those that are responsible for registering and those that are able to put the registries in motion. This process results in two modes offashioning the self and the world that cannot be contrasted by their legitimacy. Both are equally unable to repeat a solid foundation, as well as to restrain the irruption of a reality that is refractory to its pretenses. In spite of their illegitimacy, the two modes of repetition remain asymmetric in terms of the force and violence of their action. |
Asunto: | Sussekind, Carlos, 1933- Que pensam vocês que ele fez Sussekind, Carlos, 1933- Ombros altos Repetição em literatura Ficção brasileira Historia e critica Literatura comparada Literatura brasileira Séc XX Sussekind, Carlos, 1933- Armadilha para Lamartine Sussekind, Carlos, 1933- O autor mente muito Mendonça, Carlos Sussekind de, 1899-1968 Diários |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63 |
Fecha del documento: | 22-jun-2018 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_jo_o_gon_alves_ferreira_christ_faro_silva.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.