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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Entrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekind
Autor(es): João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva
Primeiro Orientador: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
Primeiro membro da banca : Myriam Correa de Araujo Avila
Segundo membro da banca: Sergio Alcides Pereira do Amaral
Terceiro membro da banca: Nabil Araújo de Souza
Quarto membro da banca: Maria Flora Sussekind
Resumo: O objetivo desta tese é refletir sobre o uso da repetição como artifício na ficção de Carlos Sussekind. Propomos que há, nessa obra, dois tipos de repetição. A primeira busca ser fiel a seu modelo, e é encarnada sobretudo por Espártaco e seu Diário. A segunda, encarnadasobretudo por Lamartine e seus fingimentos, rivaliza com a primeira, tomando-a como modelo e retroagindo sobre ela. Nesse gesto, o fundamento que permitia que separássemos uma da outra é negado, bem como o de uma série de outras oposições que lhe são correlatas: o verdadeiro e o falso, o fora e o dentro do livro, o diário e o romance, o próprio e o alheio, o eu e o outro, a normalidade e a loucura, o verossímil e o fantástico. Esses dois tipos de repetição são tematizados, por sua vez, por dois tipos de máquinas: umas que registram, outras que põem o registro em movimento. No fim desse processo, nos encontramos diante de duas maneiras de modelar a si e ao mundo, que não diferenciam-se no que diz respeito à sua legitimidade: ambas são igualmente incapazes de repetir um fundamento sólido, bem como de controlar a irrupção de uma realidade refratária a seus fingimentos. Não obstante a ilegitimidade de ambas, permanece uma assimetria na força e na violência com que cada uma delas atua.
Abstract: This thesis intends to reflect on the use of repetition as an artifice in the fictional work of Carlos Sussekind. It proposes that two types of repetition are present in his works. The first one seeks fidelity to its model and is embodied by Espártaco and his diary, especially. The second, embodied by Lamartine and his pretenses, competes with the first one by taking it as a model and retroacting upon it. This gesture denies the principle by which these two types could be separated one from the other, as well as a series of other correlated oppositions, such as: true or false, diary and novel, the inside and the outside of a book, the self and the other, normality and madness, verisimilitude and the fantastic. Additionally, these two classes of repetition are thematized by two groups of machines: those that are responsible for registering and those that are able to put the registries in motion. This process results in two modes offashioning the self and the world that cannot be contrasted by their legitimacy. Both are equally unable to repeat a solid foundation, as well as to restrain the irruption of a reality that is refractory to its pretenses. In spite of their illegitimacy, the two modes of repetition remain asymmetric in terms of the force and violence of their action.
Assunto: Sussekind, Carlos, 1933- Que pensam vocês que ele fez
Sussekind, Carlos, 1933- Ombros altos
Repetição em literatura
Ficção brasileira Historia e critica
Literatura comparada
Literatura brasileira Séc XX
Sussekind, Carlos, 1933- Armadilha para Lamartine
Sussekind, Carlos, 1933- O autor mente muito
Mendonça, Carlos Sussekind de, 1899-1968 Diários
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63
Data do documento: 22-Jun-2018
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