Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee3Nabil Araújo de Souzapt_BR
dc.contributor.referee4Maria Flora Sussekindpt_BR
dc.creatorJoão Gonçalves Ferreira Christófaro Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:25:44Z-
dc.date.available2019-08-13T23:25:44Z-
dc.date.issued2018-06-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63-
dc.description.abstractThis thesis intends to reflect on the use of repetition as an artifice in the fictional work of Carlos Sussekind. It proposes that two types of repetition are present in his works. The first one seeks fidelity to its model and is embodied by Espártaco and his diary, especially. The second, embodied by Lamartine and his pretenses, competes with the first one by taking it as a model and retroacting upon it. This gesture denies the principle by which these two types could be separated one from the other, as well as a series of other correlated oppositions, such as: true or false, diary and novel, the inside and the outside of a book, the self and the other, normality and madness, verisimilitude and the fantastic. Additionally, these two classes of repetition are thematized by two groups of machines: those that are responsible for registering and those that are able to put the registries in motion. This process results in two modes offashioning the self and the world that cannot be contrasted by their legitimacy. Both are equally unable to repeat a solid foundation, as well as to restrain the irruption of a reality that is refractory to its pretenses. In spite of their illegitimacy, the two modes of repetition remain asymmetric in terms of the force and violence of their action.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese é refletir sobre o uso da repetição como artifício na ficção de Carlos Sussekind. Propomos que há, nessa obra, dois tipos de repetição. A primeira busca ser fiel a seu modelo, e é encarnada sobretudo por Espártaco e seu Diário. A segunda, encarnadasobretudo por Lamartine e seus fingimentos, rivaliza com a primeira, tomando-a como modelo e retroagindo sobre ela. Nesse gesto, o fundamento que permitia que separássemos uma da outra é negado, bem como o de uma série de outras oposições que lhe são correlatas: o verdadeiro e o falso, o fora e o dentro do livro, o diário e o romance, o próprio e o alheio, o eu e o outro, a normalidade e a loucura, o verossímil e o fantástico. Esses dois tipos de repetição são tematizados, por sua vez, por dois tipos de máquinas: umas que registram, outras que põem o registro em movimento. No fim desse processo, nos encontramos diante de duas maneiras de modelar a si e ao mundo, que não diferenciam-se no que diz respeito à sua legitimidade: ambas são igualmente incapazes de repetir um fundamento sólido, bem como de controlar a irrupção de uma realidade refratária a seus fingimentos. Não obstante a ilegitimidade de ambas, permanece uma assimetria na força e na violência com que cada uma delas atua.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectromancept_BR
dc.subjectautomodelagempt_BR
dc.subjectficção do manuscritopt_BR
dc.subjectdiáriopt_BR
dc.subjectdesapropriaçãopt_BR
dc.subjectrepetiçãopt_BR
dc.subject.otherSussekind, Carlos, 1933- Que pensam vocês que ele fezpt_BR
dc.subject.otherSussekind, Carlos, 1933- Ombros altospt_BR
dc.subject.otherRepetição em literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira Historia e criticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira Séc XXpt_BR
dc.subject.otherSussekind, Carlos, 1933- Armadilha para Lamartinept_BR
dc.subject.otherSussekind, Carlos, 1933- O autor mente muitopt_BR
dc.subject.otherMendonça, Carlos Sussekind de, 1899-1968 Diáriospt_BR
dc.titleEntrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekindpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_jo_o_gon_alves_ferreira_christ_faro_silva.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.