Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLM76
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937) |
Autor(es): | Juliana Cesario Hamdan |
Primeiro Orientador: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Primeiro membro da banca : | Tarcisio Mauro Vago |
Segundo membro da banca: | Francisca Izabel Pereira Maciel |
Terceiro membro da banca: | Maurilane de Souza Biccas |
Quarto membro da banca: | Carla Simone Chamon |
Resumo: | O presente trabalho se propôs a investigar as concepções educacionais de Firmino Costa (1869-1939) por meio da análise de seus textos publicados. O fio condutor desse percurso doi o trânsito de suas concepções acerca do metodo intuitivo para o ativismo educacional, sempre na perspectiva da dinâmica da aprorpiação e circulação de idéias, como forma de produção da cultura escolar em Minas Gerais. O tratamento das fontes foi ancorado em três grandes períodos, os quais estão relacionados aos deslocamentos de Firmino Costa, entre os lugares a partir dos quais os discursos são produzidos e veiculados. Cada um desses lugares representa um momento específico na trajetória de Firmino Vosta com atribuições, atuações e formas distintas de dar visibilidade ao seu pensamento. O primeiro é o de diretor do Grupo Escolar de Lavras. Nessa ocasião, seu pensamento esteve publicado nos relatórios anuais do grupo enviados à secretaria do Interior e no Boletim vida Escolar. O segundo focaliza-se especificamente seus livros, ainda que tenham sido produzidos concomitantemente aos textos publicados tanto nos relatórios como na da Revista do Ensino. O terceiro, na capital, a partir de 1926, como Diretor Técnico do Curso de Aplicação, com uma maior visibilidade do seu pensamento e novas formas de atuação como educador e , consequentemente, com uma ampliação em sua rede de sociabilidade, seus textos passam a ser publicados na Revista do Ensino.Estamos considerando que os suportes têm implicações distintas em seus discursos, principalmente os livros. Nesse sentido, articulamos os três tempos ás respectivas publicações e deslocamentos, isto é, aos lugares a partir dos quais os textos publicados foram produzidos. A proposta foi a de realizar uma análise de sua obra e atuação educativa, ou seja, a formação do seu pensamento político e educacional no contexto recente da República, com uma atuação diferenciada e ricas contribuições para o debate educacional de Minas Gerais, sobretudo no que diz respeito á instituição de uma cultura escolar, orientada pela concepção de escola ativa. Ao mesmo tempo, compreender, através de suas relações e interlocuções, como as concepções educacionais que pronunciavam novas práticas educacionais foram produzidas e postas em circulação, em Minas Gerais, nos anos iniciais do século XX. |
Assunto: | Escola ativa Brasil História Educação Educadores brasileiros Biografia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLM76 |
Data do documento: | 18-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa_agrad__ndice.pdf | 84.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
introdu__o.pdf | 252.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_i.pdf | 316.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_ii.pdf | 536.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_iii.pdf | 391.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_iv.pdf | 591.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
conclus_o_anexos_e_refer_ncias.pdf | 207.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
folder.pdf | 190.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.