Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
Autor(es): Nadja Lagares de Almeida
primer Tutor: Andrea Horta Machado
Resumen: Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.
Abstract: This paper presents reflections from the elaboration of a didactic sequence aimed to address the issue garbage from the contributions related to teaching by research .The process involves a literature review in order to investigate the various meanings of the term " education for investigation." So we present a review that includes the various arguments as to the meaning that best represents and applies to the term education for research as well as for research activities. A proposal for investigative and didactic activity sequence was designed and implemented in a class of 6th yearof elementary school. The productions of the students were the subject of reflections and questions about the design of the activity
Asunto: Lixo
Educação ambiental
Lixo urbano
Ensino fundamental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
Fecha del documento: 28-nov-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf863.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.