Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Horta Machadopt_BR
dc.creatorNadja Lagares de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:19:38Z-
dc.date.available2019-08-14T05:19:38Z-
dc.date.issued2015-11-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB-
dc.description.abstractThis paper presents reflections from the elaboration of a didactic sequence aimed to address the issue garbage from the contributions related to teaching by research .The process involves a literature review in order to investigate the various meanings of the term " education for investigation." So we present a review that includes the various arguments as to the meaning that best represents and applies to the term education for research as well as for research activities. A proposal for investigative and didactic activity sequence was designed and implemented in a class of 6th yearof elementary school. The productions of the students were the subject of reflections and questions about the design of the activitypt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectconhecimento científicopt_BR
dc.subjectatividades e experimentaçãopt_BR
dc.subject.otherLixopt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherLixo urbanopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEnsino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf863.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.