Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrea Horta Machado | pt_BR |
dc.creator | Nadja Lagares de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T05:19:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T05:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB | - |
dc.description.abstract | This paper presents reflections from the elaboration of a didactic sequence aimed to address the issue garbage from the contributions related to teaching by research .The process involves a literature review in order to investigate the various meanings of the term " education for investigation." So we present a review that includes the various arguments as to the meaning that best represents and applies to the term education for research as well as for research activities. A proposal for investigative and didactic activity sequence was designed and implemented in a class of 6th yearof elementary school. The productions of the students were the subject of reflections and questions about the design of the activity | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | atividades e experimentação | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo urbano | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf | 863.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.