Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Type: Monografias de Especialização
Title: Pesquisa escolar como expediente para o ensino aprendizagem de leitura: o relato de uma prática
Authors: Luciana Santos Dias
First Advisor: Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel das disciplinas de Geo-História e Ciências no processo de letramento dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a responsabilidade do processo de letramento vai além do professor de Língua Portuguesa. Para isso desenvolveu-se um projeto de pesquisa escolar na E. M. Professora Helena Abdalla que teve como ponto de partida contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Bagno (2008) Guedes e Souza (2003), Demo (2007) e Kleiman (1999), além das Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte. Observou-se com a prática desenvolvida que o professor tem um relevante papel de mediar o processo de construção da aprendizagem e da autonomia dos alunos envolvidos.
Subject: Educação
Leitura
Letramento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_de_conclus_o_de_curso___luciana_santos_dias.pdf183.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.