Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL
Type: Monografias de Especialização
Title: Biblioteca escolar, sala de aula e leitura literária: mediações possíveis
Authors: Lucimar Marinho Viana
First Advisor: Clenice Griffo
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de leitura no âmbito escolar e a formação de leitores literários. A partir da análise e reflexão da minha prática pedagógica, no contexto da biblioteca escolar, problematizou-se a forma como os alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, frequentadores da biblioteca lidam com os livros emprestados semanalmente e seus prováveis benefícios para formação do leitor. Dar acesso ao livro é suficiente para formação do leitor? Ao fazerem empréstimos semanais as leituras são mesmo realizadas? Para investigar melhor as práticas de leitura exercidas pela turma escolhida foi proposto um projeto de ação pedagógica, uma parceria biblioteca/sala de aula. O projeto visou acompanhar as práticas de leitura ofertadas na sala de aula e seus prováveis desdobramentos para alfabetização e para o letramento literário. O estudo buscou dar visibilidade as práticas de leitura, mais especificamente, a leitura literária exercidas na sala de aula locus da pesquisa, no intuito de contribuir para orientação do trabalho de formação de leitor.
Subject: Educação
Leitura  Aspectos sociais
Bibliotecas escolares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_lucimar_marinho_viana.pdf284.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.