Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
Authors: | Sirlei da Silva Rodrigues |
First Advisor: | Regina Celia Passos Ribeiro de Campos |
First Referee: | Livia Maria Fraga Vieira |
Abstract: | Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral. |
Subject: | Educação no lar Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.