Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4QUN
Type: Monografias de Especialização
Title: Saber e prazer: uma proposta de incentivo à leitura
Authors: Sonia Maria Leal
First Advisor: Kely Cristina Nogueira Souto
First Referee: Maria Elisa de Araujo Grossi
Abstract: Este trabalho apresenta estratégias desenvolvidas em um plano de ação intitulado Saber e prazer: uma proposta de incentivo à leitura, realizado com crianças do 1º ano do ensino fundamental, com idade de 6 anos, em uma escola de Belo Horizonte. O objetivo foi promover práticas literárias que contribuíssem para a formação de leitores competentes. Para o aprofundamento teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica com temas que abordaram a literatura infantil e o letramento literário. Os procedimentos adotados envolvem a promoção da leitura literária na escola e em casa, o compartilhamento de interpretações entre os leitores, recontos e atividades de registro, como desenhos, escrita e reescrita de textos. Os resultados confirmaram a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança estimulando a criatividade, o pensamento e a imaginação e propiciando a emancipação de leitores capazes de vivenciar toda a força humanizadora da literatura.
Subject: Educação
Literatura infanto-juvenil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4QUN
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laseb_acpp_2.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.