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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | As condições precárias e as funções múltiplas na atividade do professor denatação: um estudo de caso em uma instituição para portadores de deficiência |
Authors: | Claudio Patrus de Campos Bello Flavia Aparecida Lima Raoni Rocha Simoes |
First Advisor: | Ada Avila Assuncao |
First Co-advisor: | Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Raquel Guimarães Soares |
Abstract: | O presente estudo analisa o trabalho dos professores de natação do Centro de Referência Esportiva para Portadores de Deficiência (Crepd), identificando os constrangimentos a que os professores estão submetidos e os riscos presentes na situação de trabalho. Mostra o investimento desses profissionais para contornar as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho.A estrutura física do Crepd foiparcialmente adaptada para os 700 usuários semanais que dele usufruem. No entanto, a ausência de materiais para as atividades e a precariedade dos que ali existem, dificultam a atividade do professor de natação. O estudo ergonômico foi solicitado pelo coordenador do Crepd, buscando solucionar as queixas de lombalgia dos professores de natação. A incompatibilidade entre o exercício da missão nos moldes em que foi concebida e as precárias condições de trabalho são fatores comuns em todos os setores do Crepd. No entanto, o enfoque principal deste estudo é a atividade do professor de natação que une o maior número de determinantes e queixas coletadas, como será mostrado no decorrer deste documento. O estudo foi realizado entre maio de 2005 e março de 2006. Foram feitas observações e entrevistas simultâneas para a compreensão dos diferentes modos operatórios e das estratégias adotadas pelos professores para o cumprimento dastarefas, com registro das verbalizações espontâneas. Também foram realizadas observações sistemáticas para analisar detalhadamente as posturas adotadas, os equipamentos utilizados e as intercorrências durante a atividade. O trabalho foi acompanhado em dias e horários diferentes da jornada, tendo em vista a variabilidade das tarefas. Foi feito um acompanhamento de todos os profissionais envolvidos diretamente com o setor de natação: professores de natação, auxiliar e estagiários. |
Subject: | Ergonomia Natação Deficientes físicos Deficientes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4 |
Issue Date: | 28-Apr-2006 |
Appears in Collections: | Especialização em Ergonomia |
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