Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ
Type: Monografias de Especialização
Title: Aquisição de habilidades matemáticas na construção do conceito de número por uma aluna com deficiência intelectual
Authors: Denise Stehling Cação
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
First Referee: Maria Manuela Martins Soares David
Abstract: Este trabalho é fruto de uma investigação em Educação Matemática e surgiu especificamente de uma preocupação ao receber em minha classe uma aluna com deficiência intelectual. Enquanto educadora, sempre tive interesse nessa área, mas agora minha prática precisava ser revista. Apenas meu interesse não iria resolver nem garantir uma aprendizagem eficiente para minha nova aluna, Lorena. A partir desse desejo, direcionei o foco deste estudo, para a seguinte questão de pesquisa: Como o uso de material manipulativo, baseados nos processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática, pode contribuir para a construção de noções e ideias sobre o conceito de número em uma aluna com deficiência intelectual? Em busca de respostas, me baseei nos estudos de Piaget apud Kamii (1985), Oliveira (1997), Lorenzato (2011) e Fayol (2012). A perspectiva sociocultural do ensino de matemática foi predominante nessa análise, como também o conceito de práticas de numeramento para descobrir o que a aluna estabeleceu na sua leitura de mundo, o que ela adquiriu de competências matemáticas e o que construiu mentalmente nesses anos de escolarização sobre a noção e o conceito de número.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Numeração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_denise_stehling.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.