Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCXC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O sistema de numeração decimal |
Authors: | Eunice Dulcinéia dos Santos Vieira |
First Advisor: | Maria Manuela Martins Soares David |
First Referee: | Paula Resende Adelino |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um plano de ação desenvolvido com um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino fundamental, cuja característica em comum é a dificuldade de aprendizagem matemática. Acreditamos que para o aluno realizar cálculos e desenvolver seus saberes matemáticos é mister conhecer e apreender o Sistema de Numeração Decimal, pois crianças que não compreendem esse sistema de numeração na base 10 são apenas treinadas a memorizar uma série de passos para chegar aos resultados, o que não é a garantia da aprendizagem. Nesse sentido, foi proposto um trabalho com manipulação de materiais concretos, dentre eles, o Ábaco, Material Dourado e dinheiro de brinquedo, oportunizando a esse grupo de alunos a discussão, investigação, compreensão e o registro escrito de todoo processo de descobertas e aprendizagem da estrutura do Sistema de Numeração Decimal. Foi possível constatar que após a intervenção pedagógica as crianças entenderam essa estruturação e, com a ação mental estimulada, passaram a demonstrar a aquisição de competência para cálculos e facilidade na compreensão dos conceitos matemáticos. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Sistema decimal |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCXC |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_sistema_de_numera__o_decimal.pdf | 9.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.