Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Type: Monografias de Especialização
Title: Medidas de comprimento e massa para crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental
Authors: Naia Peres Pinheiro
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
First Referee: Sandra de Lacerda Cardoso
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre a percepção das crianças de seis e sete anos de idade sobre medidas de comprimento e massa. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Tristão da Cunha, localizada na região Norte de Belo Horizonte. Foram apresentados aos alunos o aspecto histórico sobre o desenvolvimento das formas de realizar medidas de comprimento e os principais instrumentos de medição. Os alunos participaram de várias atividades que envolviam medir objetos escolares e espaços da sala de aula usando partes do corpo e instrumento como régua, trena, metro articulado, fita métrica e balança. As atividades realizadas foram elaboradas com base nas propostas de Centurón (1994); Cerquete-Alberanke (1997); Machado (1997); e Walle (2009). As Proposições curriculares do ensino fundamental de Belo Horizonte, também orientaram este trabalho. Os resultados mostraram que o estudo de medidas com criança pode ampliar o universo dos conhecimentos matemáticos que vão além de sua vivência escolar e que a abordagem histórica das medidas associadas a atividades práticas de medições em espaço de atuações das crianças, suscitou maior participação delas e contribuiu para a compreensão do conceito de medidas.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Pesos e medidas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
naia_peres_pinheiro.pdf14.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.