Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32762
Type: Monografia (especialização)
Title: Evolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamental
Authors: Bruna Rafaela Drumond Leal
First Advisor: Marina Assis Fonseca
First Referee: Bruna schall e Pinto
Abstract: Para propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes.
Subject: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Teoria do conhecimento
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Estruturas conceituais (Teoria da informação)
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32762
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf828.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.