Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32773
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Uma análise da utilização do Laboratório de Física no ensino de transferência de calor em turmas do Ensino Médio |
Authors: | Eliana de Castro Soares |
First Advisor: | Orlando Gomes Aguiar Júnior |
Abstract: | O ensino de física e ciências por meio do método convencional, ou seja, aulas expositivas seguida por exercícios, tem se mostrado inadequado para promover o interesse dos alunos na análise de situações físicas. Mesmo quando os tópicos de ensino remetem a fenômenos que nos envolvem a todo momento, como os conceitos de calor e de propagação do calor, vemos estudantes apáticos e incapazes de interpretar situações reais ou aplicadas por meio de conceitos e modelos científicos. Durante algum tempo trabalhando com alunos de diversas redes de ensino percebi que, quando o tema não era apresentado aos alunos de forma que eles pudessem identificá-lo em seu cotidiano, sua visão sobre o fenômeno se tornava limitada e destorcida. Por isso, muitas vezes, os alunos não conseguiam identificar o fenômeno estudado em situações semelhantes à apresentada inicialmente |
Subject: | Ciência -- Estudo e ensino Física -- Estudo e ensino Temperatura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32773 |
Issue Date: | 23-Feb-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO LABORATORIO DE FÍSICA ... corr-convertido.pdf | 324.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License