Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32773
Type: Monografia (especialização)
Title: Uma análise da utilização do Laboratório de Física no ensino de transferência de calor em turmas do Ensino Médio
Authors: Eliana de Castro Soares
First Advisor: Orlando Gomes Aguiar Júnior
Abstract: O ensino de física e ciências por meio do método convencional, ou seja, aulas expositivas seguida por exercícios, tem se mostrado inadequado para promover o interesse dos alunos na análise de situações físicas. Mesmo quando os tópicos de ensino remetem a fenômenos que nos envolvem a todo momento, como os conceitos de calor e de propagação do calor, vemos estudantes apáticos e incapazes de interpretar situações reais ou aplicadas por meio de conceitos e modelos científicos. Durante algum tempo trabalhando com alunos de diversas redes de ensino percebi que, quando o tema não era apresentado aos alunos de forma que eles pudessem identificá-lo em seu cotidiano, sua visão sobre o fenômeno se tornava limitada e destorcida. Por isso, muitas vezes, os alunos não conseguiam identificar o fenômeno estudado em situações semelhantes à apresentada inicialmente
Subject: Ciência -- Estudo e ensino
Física -- Estudo e ensino
Temperatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32773
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO LABORATORIO DE FÍSICA ... corr-convertido.pdf324.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons