Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33315
Type: Monografia (especialização)
Title: A abordagem investigativa do ensino de ciências como promotora da motivação para a aprendizagem de conceitos de fotossíntese
Authors: Cristiane da Silva Ribeiro
First Advisor: Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
Abstract: Este trabalho buscou pesquisar se a abordagem investigativa no ensino de ciências promoveria a motivação dos alunos para aprender conceitos de fotossíntese através da satisfação das necessidades básicas de autonomia, competência e pertencimento, que segundo a Teoria da Autodeterminação, é o fator essencial para a motivação do sujeito. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Os resultados obtidos nos fornecem indícios acerca da importância do levantamento das concepções prévias dos alunos e da utilização de abordagens inovadoras que promovam um contexto que favoreça a motivação dos alunos.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Fotossíntese
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33315
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo 01-03-20.pdf826.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.