Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33458
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formas cinematográficas de rememoração da ditadura militar pelas mulheres : uma análise do filme Retratos de identificação |
Título(s) alternativo(s): | Cinematographic forms of remembrance of the military dictatorship by women : an analysis of the film Identification photos |
Autor(es): | Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira |
primer Tutor: | Roberta de Oliveira Veiga |
Segundo Tutor: | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
primer Co-tutor: | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
primer miembro del tribunal : | Claudia Cardoso Mesquita |
Segundo miembro del tribunal: | Glaura Aparecida Siqueira Cardoso Vale |
Tercer miembro del tribunal: | Júlia Gonçalves Declié Fagioli |
Resumen: | A proposta da dissertação “Formas cinematográficas de rememoração da ditadura militar pelas mulheres: uma análise do filme Retratos de Identificação” é investigar em que medida o cinema feito por e com mulheres, ao rememorar a ditadura civil-militar brasileira, é capaz de – através da pesquisa dos arquivos, da montagem dos vestígios, e dos testemunhos – contar a história a contrapelo e reconstruir a memória daquelas que resistiram às formas de opressão do período. Focando na análise das estratégias formais e narrativas do filme Retratos de Identificação (2014), de Anita Leandro, interessa particularmente às especificidades da presença feminina na história da ditadura civil-militar brasileira e como essa escrita cinematográfica aciona, estética e politicamente, a memória, o corpo e o olhar feminino. |
Abstract: | The proposal of the dissertation “Cinematographic forms of remembrance of the military dictatorship by women: an analysis of the film Identification Photos,” is to investigate to what extent the cinema made by and with women, by remembering the Brazilian civil-military dictatorship, is capable of - through from researching archives, vestige montage, and testimonies - telling the story in opposition and reconstructing the memory of those who resisted the forms of oppression of the period. Focusing on the analysis of the formal strategies and narratives of Anita Leandro's Identification Photos (2014), it is of particular interest to the specificities of women's presence in the history of the Brazilian civil-military dictatorship and how this against-the-grain filmic writing activates, aesthetically and politically, the memory, the body and the feminine. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33458 |
Fecha del documento: | 9-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_leticiamarotta_.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.