Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33458
Tipo: Dissertação
Título: Formas cinematográficas de rememoração da ditadura militar pelas mulheres : uma análise do filme Retratos de identificação
Título(s) alternativo(s): Cinematographic forms of remembrance of the military dictatorship by women : an analysis of the film Identification photos
Autor(es): Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira
Primeiro Orientador: Roberta de Oliveira Veiga
Segundo Orientador: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Primeiro Coorientador: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Primeiro membro da banca : Claudia Cardoso Mesquita
Segundo membro da banca: Glaura Aparecida Siqueira Cardoso Vale
Terceiro membro da banca: Júlia Gonçalves Declié Fagioli
Resumo: A proposta da dissertação “Formas cinematográficas de rememoração da ditadura militar pelas mulheres: uma análise do filme Retratos de Identificação” é investigar em que medida o cinema feito por e com mulheres, ao rememorar a ditadura civil-militar brasileira, é capaz de – através da pesquisa dos arquivos, da montagem dos vestígios, e dos testemunhos – contar a história a contrapelo e reconstruir a memória daquelas que resistiram às formas de opressão do período. Focando na análise das estratégias formais e narrativas do filme Retratos de Identificação (2014), de Anita Leandro, interessa particularmente às especificidades da presença feminina na história da ditadura civil-militar brasileira e como essa escrita cinematográfica aciona, estética e politicamente, a memória, o corpo e o olhar feminino.
Abstract: The proposal of the dissertation “Cinematographic forms of remembrance of the military dictatorship by women: an analysis of the film Identification Photos,” is to investigate to what extent the cinema made by and with women, by remembering the Brazilian civil-military dictatorship, is capable of - through from researching archives, vestige montage, and testimonies - telling the story in opposition and reconstructing the memory of those who resisted the forms of oppression of the period. Focusing on the analysis of the formal strategies and narratives of Anita Leandro's Identification Photos (2014), it is of particular interest to the specificities of women's presence in the history of the Brazilian civil-military dictatorship and how this against-the-grain filmic writing activates, aesthetically and politically, the memory, the body and the feminine.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33458
Data do documento: 9-Dez-2019
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