Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33496
Type: Monografia (especialização)
Title: Mineração e suas controvérsias: desafios de uma abordagem CTSA
Authors: Roberta Cristina Gomes Araujo
First Advisor: Daniela Campolina Vieira
First Referee: Claudio Sergio Estevam
Abstract: Este artigo apresenta a estruturação e análise de uma sequência didática desenvolvida em uma escola pública em Nova Lima. Cidade que possui grande histórico com a atividade minerária. A sequência didática foi desenvolvida com alunos do 3°ano do ensino médio, aborda as Controvérsias Sociocientíficas de forte impacto local (CoSFIL) a partir do foco nas barragens de rejeitos, em uma perspectiva de análise do território. Foram discutidas diferentes percepções de riscos e as formas de ser atingido, sendo a questão da insegurança hídrica uma das vertentes de análise. O objetivo da sequência foi envolver os alunos numa abordagem CTSA e CoSFIL que permitisse trabalhar na construção de conhecimentos, valores e habilidades essenciais na tomada de decisões diante de situações envolvendo mineração. Os resultados demonstraram o desafio em se produzir materiais e uma sequência didática sobre uma temática controversa em âmbito local, mas também apontou uma boa aceitação dos estudantes em relação as atividades didáticas desenvolvidas.
Abstract: This article presents the structuring and analysis of a didactic sequence developed in a public school in Nova Lima. City that has great history with mining activity. The didactic sequence was developed with students from the 3rd year of high school, addressing the Socio-scientific Controversies with strong local impact (CoSFIL) f rom the focus on tailings dams, in a perspective of territorial analysis. Different perceptions of risks and ways of being reached were discussed, with the issue of water insecurity being one of the aspects of analysis. The purpose of the sequence was to involve students in a CTSA and CoSFIL approach that would allow them to work on building essential knowledge, values and skills in decision-making in situations involving mining. The results demonstrated the challenge of producing materials and a didactic sequence on a controversial topic at the local level, but also pointed out a good acceptance by students in relation to the didactic activities developed.
Subject: Ciência -- Estudo e ensino
Minas e recursos minerais
Barragens de rejeitos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33496
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL ROBERTA C G ARAUJO janeiro 2020 POS UFMG.docPDF.pdfRESTRITO710.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons