Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34371
Type: Monografia (especialização)
Title: Coesão e coerência: plano de aula - proposta de atividade para o 9º ano
Authors: Fernanda Carneiro Costa da Silva
First Advisor: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Abstract: O presente trabalho visa a colaborar com o ensino de língua portuguesa, através de uma proposta de exercícios sobre coesão e coerência, especificamente para o 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é disponibilizar ao professor material com base teórica e atividades que explorem os vários tipos de textos, que o auxiliarão em seu planejamento e no ensino do referido conteúdo. O plano de aula foi dividido em três unidades, abordando desde o ensino das nomenclaturas referentes ao assunto, como a análise mais aprofundada de textos diversos. Na última unidade, foram propostos exercícios avaliativos, possibilitando ao professor mensurar o nível de aprendizagem dos alunos. O ensino da coesão e da coerência no processo de aprendizagem é de extrema importância, pois possibilita que o aluno desenvolva e aprimore sua capacidade de análise e compreensão das várias modalidades de textos.
Subject: Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34371
Issue Date: 1-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL - Coesão e Coerência versão final para entregar - revisada 13 12.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.