Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36315
Type: Monografia (especialização)
Title: As fases da Lua: relato de uma sequência didática com abordagem investigativa
Authors: Divalde Luiz Frois Junior
First Advisor: Arjuna Casteli Panzera
First Referee: Leonardo Marques Soares
Abstract: Propostas curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o tema fases da Lua como um dos conteúdos básicos a serem aprendidos pelos estudantes na educação básica. Entretanto, vários estudos apontam que ainda prevalecem nas escolas, muitas concepções equivocadas sobre o fenômeno. Diante disso, o presente trabalho apresenta o relato de uma sequência de atividades sobre as fases da Lua, aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. A sequência foi elaborada para ser trabalhada segundo os critérios estruturantes de uma abordagem investigativa para o ensino de Ciências. As atividades desenvolvidas incluíram a observação da Lua e construções de modelos para melhor compreensão das fases lunares. Vários materiais produzidos pela turma foram recolhidos para análise durante o processo. Observaram-se resultados muito positivos quanto à aprendizagem dos estudantes, o que aponta que o ensino por investigação é uma estratégia eficaz para trabalhar conceitos elementares de Astronomia.
Subject: Educação
Física - Estudo e ensino (ensino médio)
Física - Métodos experimentais
Astronomia - Estudo e ensino (ensino médio)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (ensino´médio)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36315
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Divalde-Final.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.