Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46211
Type: Monografia (especialização)
Title: Estequiometria: dificuldades de aprendizagem e a produção de slime como estratégia de ensino
Authors: Priscila Paula Pizzatti
First Advisor: Silvia Gomes dos Santos
First Co-advisor: Maria Luiza Rodrigues da Costa
First Referee: Silvia Resende
Second Referee: Victor Marcondes
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte-MG, em três turmas de segunda série do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina “Química”. Abordamos a pesquisa-ação na busca de conhecer melhor os contextos e as condições nos quais o conteúdo de “Estequiometria” ocorre, permitindo fazer intervenções. Para tanto, a proposta de planejar e aplicar uma atividade prática com produção de slime foi desenvolvida a partir da identificação através de questionário prévio das concepções e dificuldades que os alunos possuem sobre este conteúdo. A partir desta atividade prática verificou-se que a contextualização possibilitou a correlação entre os conceitos de Estequiometria e a produção de slime.
Abstract: The present work was developed in a public school of the state school system in the city of Belo Horizonte-MG, in three classes of second grade of High School, during the classes of the discipline “Chemistry”. We approach action research in an attempt to better understand the contexts and conditions in which the content of “Stoichiometry” occurs, allowing for interventions. Therefore, the proposal to plan and apply a practical activity with slime production was developed from the identification through a previous questionnaire of the conceptions and difficulties that students have about this content. From this practical activity, it was found that contextualization enabled the correlation between the concepts of Stoichiometry and the production of slime.
Subject: Educação
Ciência – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Métodos de ensino
Química – Métodos experimentais
Estequiometria - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem experimental
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46211
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ CECI _ Priscila Paula Pizzatti.pdf534.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.