Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46245
Type: Monografia (especialização)
Title: Autorretrato: o desenho como estratégia de construção da identidade racial na educação infantil
Authors: Lidiane Rodrigues de Andrade
First Advisor: Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: O presente trabalho buscou contextualizar as Linguagens que compõem o Currículo da Educação Infantil com o Projeto Identidade realizado na Escola Municipal Francisca de Paula. O projeto teve como objetivo apresentar o desenho do autorretrato, desenvolvido na educação infantil como estratégia de atividade nas práticas pedagógicas promotoras de igualdade étnico-racial visando à valorização das características físicas e culturais de cada criança e a diversidade existente dentro da escola. A percepção visual e a oralidade permearam o trabalho permitindo as interações com as crianças entre seus pares respeitando a diversidade. Neste sentido, rodinhas de conversa contribuíram para a composição das práticas pedagógicas que, por sua vez, contribuíram também para o exercício da cidadania entre os pequenos, respeitando-os para a dignidade e considerando as crianças em suas diferenças.
Subject: Educação
Estudo e ensino - Relações raciais
Desenho infantil - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Autoretratos
Educação - Relações raciais
Educação de crianças - Relações raciais
Identidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46245
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIANE.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons