Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49411
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação da aprendizagem e institucional
Authors: Cleide Antunes Martins
First Advisor: Wanderléa Mendes Guedes
Abstract: A avaliação dos alunos é a ação educativa paradigmática de um dos principais dilemas da educação: o dilema que se produz entre as expectativas da sociedade em relação ao sistema educativo, que impõe a emissão de certificados e a seleção, e as expectativas dos próprios alunos, que desejam um ensino sensível às suas necessidades e aos seus ritmos de aprendizagem. Assim, o presente trabalho procura descrever as mais variadas formas e critérios de avaliação, assim como os estudos realizados acerca de avaliação, assim como suas concepções. A maneira que a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza privilegiando a avaliação qualitativa baseada num paradigma crítico e que visa à melhoria da qualidade da educação oferecida aos nossos alunos. Assim o professor deverá utilizar técnicas e formas de instrumentos de avaliar diferenciado; conscientes que para realizar uma avaliação devem-se conhecer as diversidades dos alunos, assim como o ritmo de cada um, para estabelecer os tipos de avaliações com suas respectivas funções.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49411
Issue Date: 29-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEIDE ANTUNES MARTINS.pdf176.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons