Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49414
Type: Monografia (especialização)
Title: Comunidade escolar, diálogos e gestão democrática da educação: é possível um projeto político pedagógico que respeite as diferenças?
Authors: Cláudia Aparecida Pena
First Advisor: Savana Diniz Gomes Melo
Abstract: O intuito desse trabalho é estabelecer uma reflexão a respeito da valorização e da importância do diálogo no interior da comunidade escolar, bem como sobre a questão dos conflitos e contradições que tal diálogo encerra. Parto do princípio que o ato de dialogar envolve respeito às diferenças de opinião e ao direito de participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar, mas nem sempre isso é levado em conta. O diálogo, quando valorizado por todos da comunidade escolar abre um leque importante de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. Tal diálogo não pode ser algo imposto somente pelo cumprimento de questões burocráticas. É necessário criar espaços efetivos de diálogo que propiciem a real participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, para que se sintam participantes desse processo, sujeitos valorizados em suas idéias e expectativas, e não somente alguém que assina idéias que já estão postas e cristalizadas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49414
Issue Date: 29-Jul-2009
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA APARECIDA PENA.pdf551.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons