Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49662
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O papel da revisão e reescrita na produção de texto de alunos do 3° ano do 1° ciclo da Escola Municipal Gracy Vianna Lage de Belo Horizonte |
Authors: | Nádia Cátia do Carmo |
First Advisor: | Lúcia Fernanda Pinheiro de Barros |
First Referee: | Míria Gomes |
Abstract: | Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores. E através da revisão textual, possibilidades são oferecidas para que os alunos identifiquem seus erros e desenvolvam a prática de reflexão de como se expressarem através dessa nova linguagem diversa da fala, que é a escrita. Para que isso ocorra é necessário um trabalho mais direcionado e com participação ativa tanto do professor quanto do aluno. Uma alternativa de trabalho é a aplicação de seqüências didáticas com a finalidade de ajudar os alunos a dominarem melhor os gêneros trabalhados, permitindo-lhes, escrever de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação, contribuindo no avanço da produção de texto. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49662 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
This item is licensed under a Creative Commons License