Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49662
Type: Monografia (especialização)
Title: O papel da revisão e reescrita na produção de texto de alunos do 3° ano do 1° ciclo da Escola Municipal Gracy Vianna Lage de Belo Horizonte
Authors: Nádia Cátia do Carmo
First Advisor: Lúcia Fernanda Pinheiro de Barros
First Referee: Míria Gomes
Abstract: Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores. E através da revisão textual, possibilidades são oferecidas para que os alunos identifiquem seus erros e desenvolvam a prática de reflexão de como se expressarem através dessa nova linguagem diversa da fala, que é a escrita. Para que isso ocorra é necessário um trabalho mais direcionado e com participação ativa tanto do professor quanto do aluno. Uma alternativa de trabalho é a aplicação de seqüências didáticas com a finalidade de ajudar os alunos a dominarem melhor os gêneros trabalhados, permitindo-lhes, escrever de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação, contribuindo no avanço da produção de texto.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49662
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nádia.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons