Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54951
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química |
Authors: | Aline de Souza Janerine Ana Luiza de Quadros |
Abstract: | A contemporaneidade tem exigido do professor criatividade, estratégias variadas, tomada de decisões e a inserção do estudante na dinâmica da sala de aula. Neste trabalho nos baseamos em Schön (2000) e Nóvoa (2009) para tratar do processo reflexivo, procurando valorizar a indissociabilidade entre os saberes teóricos e a prática docente durante a formação inicial. O objetivo foi de analisar como a reflexão sobre a própria prática contribui para o entendimento do papel do professor em sala de aula. Para isso filmamos as aulas de quatro licenciandos, em estágio extracurricular, analisamos essas aulas e compartilhamos com eles essa análise, visando construir o processo reflexivo. Notamos que a reflexão sobre a própria prática, ancorada por teorias contemporâneas de ensino e aprendizagem, oportuniza a tomada de consciência e a possibilidade de transformá-la. |
Subject: | Professores - Formação Química Professores e alunos Professores - Participação no planejamento curricular |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54951 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9714/5101 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Ciências em Foco |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química (1).pdf | 164.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.