Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57643
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
Autor(es): Wendell Quirino Pereira
Primeiro Orientador: Lilian Cristina B. Gomes
Primeiro membro da banca : Natalino Neves da Silva
Resumo: Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57643
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wendell quirino.pdf309.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons