Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/57643
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
Autor(es): | Wendell Quirino Pereira |
Primeiro Orientador: | Lilian Cristina B. Gomes |
Primeiro membro da banca : | Natalino Neves da Silva |
Resumo: | Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57643 |
Data do documento: | 9-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
wendell quirino.pdf | 309.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons