Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lilian Cristina B. Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510813828334016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalino Neves da Silva | pt_BR |
dc.creator | Wendell Quirino Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T12:22:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T12:22:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57643 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
wendell quirino.pdf | 309.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License