Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57643
Type: Monografia (especialização)
Title: A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
Authors: Wendell Quirino Pereira
First Advisor: Lilian Cristina B. Gomes
First Referee: Natalino Neves da Silva
Abstract: Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57643
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wendell quirino.pdf309.87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons