Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58139
Type: Monografia (especialização)
Title: Da educação tradicional à educação do campo: os desafios e avanços da travessia, a partir de um estudo na Escola Família Agrícola Nova Esperança
Authors: Nilson José de Oliveira
First Advisor: Maria Amália de Almeida Cunha
First Co-advisor: Gilvander Luís Moreira
Abstract: A prática pedagógica da educação do campo é imprescindível para o cultivo da cultura camponesa, pois é através de uma pedagogia com prática libertadora que conseguiremos construir um saber crítico e emancipador do sujeito. Esta experiência pedagógica vivenciada pela educação do campo, e aqui falamos de modo especial da Escola Família Agrícola Nova Esperança, tem notórios desafios e também avanços detectados na prática educativa, que vai dando as condições necessárias e gradativamente consolidando o processo emancipatório de caráter transformador contribuindo para a transformação dos sujeitos. Além de me referenciar na rica bibliografia existente sobre educação do campo como uma pedagogia de participação popular, realizei uma pesquisa junto a estudantes e pais bem como, pesquisa documental, instrumentos estes que contribuíram significativamente no processo de análise e consolidação da pesquisa sobre a transição da Educação Tradicional à Educação do Campo: Desafios da travessia, dificuldades e vantagens.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação do Campo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58139
Issue Date: 9-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Nilson.pdf143.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons