Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59933
Type: Artigo de Evento
Title: Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino aprendizagem: análise empírica em uma instituição de ensino superior federal
Authors: Laís Márcio de Souza
Bruna Camargos Avelino
Abstract: O objetivo deste estudo consiste em identificar os estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências por perceber e processar as informações, de discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal localizada em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, baseado nos Índices de Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), totalizando 84 respostas válidas. Os resultados foram confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Observou-se que a amostra é composta por maioria de respondentes com preferências para os estilos de aprendizagem: ativo, visual, sensorial e sequencial, sendo que, em cada um desses polos, a intensidade leve foi a mais frequente entre os estudantes, exceto no âmbito sensorial, no qual a preferência moderada foi a mais comum. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem em contabilidade podem ser fomentadas a partir do mapeamento dos estilos de aprendizagem, possibilitando torna-lo mais eficaz e significativo.
Subject: Ensino superior
Contabilidade
Ensino
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59933
Issue Date: Oct-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.adcont.net/index.php/adcont/index/schedConfs/archive
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estilos de Aprendizagem e Influência no Processo de Ensino Aprendizagem.pdf261.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.