Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61038
Type: Dissertação
Title: Escreviventes: memórias formativas de professoras negras da Educação Infantil
Authors: Maricelia da Silva Palhares
First Advisor: Maria Carolina da Silva Caldeira
First Co-advisor: Silvania Sousa do Nascimento
First Referee: Nilma lino Gomes
Second Referee: Iris Verena Oliveira
Abstract: A presente pesquisa buscou compreender, por meio de narrativas de professoras autodeclaradas negras, atuantes na Educação Infantil, suas trajetórias de vida e as contribuições que elas trazem para as suas formações docentes. O quadro teórico metodológico foi desenvolvido a partir de escrevivência, conceito cunhado por Conceição Evaristo, e os dados da pesquisa foram coletados em ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger. Os relatos foram analisados dentro dos tópicos: I) Relatos da infância, II) Relatos da adolescência e III) Relatos da trajetória profissional. As narrativas das professoras possibilitaram evidenciar nas trajetórias de vida suas construções identitárias enquanto mulheres negras professoras, suas ações com relação a construção da identidade das crianças e suas práticas pedagógicas com foco em uma educação antirracista.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61038
Issue Date: 3-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO PARA ENTREGAR FAE (2).pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.