Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61038
Type: | Dissertação |
Title: | Escreviventes: memórias formativas de professoras negras da Educação Infantil |
Authors: | Maricelia da Silva Palhares |
First Advisor: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
First Co-advisor: | Silvania Sousa do Nascimento |
First Referee: | Nilma lino Gomes |
Second Referee: | Iris Verena Oliveira |
Abstract: | A presente pesquisa buscou compreender, por meio de narrativas de professoras autodeclaradas negras, atuantes na Educação Infantil, suas trajetórias de vida e as contribuições que elas trazem para as suas formações docentes. O quadro teórico metodológico foi desenvolvido a partir de escrevivência, conceito cunhado por Conceição Evaristo, e os dados da pesquisa foram coletados em ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger. Os relatos foram analisados dentro dos tópicos: I) Relatos da infância, II) Relatos da adolescência e III) Relatos da trajetória profissional. As narrativas das professoras possibilitaram evidenciar nas trajetórias de vida suas construções identitárias enquanto mulheres negras professoras, suas ações com relação a construção da identidade das crianças e suas práticas pedagógicas com foco em uma educação antirracista. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61038 |
Issue Date: | 3-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PARA ENTREGAR FAE (2).pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.