Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/67679
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Direitos Humanos na redação do Enem: uma proposta prática para professores do ensino médio
Autor(es): Mirian Vanessa Lopes Oliveira
primer Tutor: Daniervelin Renata Marques Pereira
primer miembro del tribunal : Andreza Santos Xavier Rodrigues
Segundo miembro del tribunal: Bárbara Amaral da Silva
Resumen: O presente trabalho parte da reflexão sobre a importância da educação em direitos humanos e da discussão sobre os desafios do ensino em direitos humanos acentuados por impasses de ordem político-ideológica. Com importantes implicações sobre esse tema no Brasil, tem-se a redação do Enem, importante forma de ingresso ao ensino superior que acontece anualmente. Tendo em vista a importância de trabalhar os direitos humanos na educação básica e a carência de materiais sobre o assunto, apresenta-se uma proposta prática direcionada ao professor do ensino médio para abordagem do tema através de produções de infográficos pelos estudantes, contemplando os multiletramentos a partir do referencial teórico de Paiva e Gomes (2021). Tal proposta parte dos sete princípios que regem a correção da redação do Enem, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Além de apresentar informações históricas e sociais sobre os direitos humanos, este trabalho de monografia apresenta como produto a proposta prática que pretende contribuir para a reflexão crítica sobre o assunto e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos fundamentais.
Asunto: Língua portuguesa – Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67679
Fecha del documento: 13-oct-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia - Direitos Humanos na redação do Enem - uma prática no Ensino Médio_VERSÃO FINAL - Mirian Lopes.pdf666.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.